quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tem novo prazo na reta final GDE!

Gente,

De modo a solidarizar-se com as vítimas diretas e indiretas da catástrofe que atingiu nosso estado, a coordenação geral do curso decidiu ampliar o prazo para entrega de tarefas pendentes, sobretudo os relatórios de intervenção do curso GDE. Vocês cursistas terão até o dia 1º de agosto para entregar os trabalhos atrasados. Aproveitem o período de recesso escolar!

Para quem se interessar em elaborar um artigo científico, a data limite é a mesma: 1º de agosto. Lembrando que a partir da semana que vem, começam as orientações para cada trabalho. A equipe GDE vai entrar em contato com as pessoas que enviaram propostas de artigo para definir o/a orientador/a correspondente.

Para quem ainda estiver em dúvida, a gente insiste que a publicação do artigo é um benefício para cada um/a de vocês; é bom para o currículo, para a auto-estima e ainda confirma o comprometimento e a seriedade de cada cursista durante o processo GDE. A apresentação da publicação com os artigos e o lançamento do curso GDE II estão previstos para acontecer em setembro.

Paticipem! Mandem suas propostas para o link específico do artigo na página principal do Moodle!

Ah! E logo vocês receberão, em suas casas, o material didático do curso GDE...

Abraços,
Aline Martins
Comunicação GDE/UFAL

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Hora de ser solidário/a!

Olá cursistas,

Todo o mundo comenta a tragédia que afetou o já carente interior alagoano. As enchentes que destruíram pontes, estradas, casas, sonhos... levaram, pelo menos, 30 vidas. Perdas irreparáveis que exigem de nós respeito, solidariedade e ação.

Sabemos que alguns/umas de nossos/as cursistas da região da zona da mata alagoana foram atingidos/as pela catástrofe, e, por isso, queremos mostrar nossa solidaridade neste momento tão dramático. Vocês não estão sozinhos/as! Entrem em contato conosco e tentaremos ajudar.

Ainda esta semana anunciaremos mudanças nos prazos para os/as alunos/as do polo São José da Laje e traremos novas informações para o restante do grupo GDE.

Aproveitamos para reforçar a necessidade da doação de alimentos, água potável, roupas, colchões... tudo o que for imprescindível quando se recomeça do zero...

Sorte e força a todos/as!

Alguns locais para onde devem ser encaminhadas as doações:

- 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) – Rodovia 316, Km 14, Tabuleiro do Martins, próximo à PRF, 3315-2900 / 3315-2905.

- Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) – Conjunto Senador Rui Palmeira, S/N, 3315-2400.

- Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA) – Av. Dr. Antônio Gouveia, S/A, Pajuçara, próximo ao Iate Clube Pajuçara, 3315-9852.

- Quartel do Comando Geral (QCG) – Av. Siqueira Campos, S/N, Trapiche da Barra, 3315-2830.

- Defesa Civil Estadual (CEDEC) - Rua Lanevere Machado n.º 80, Trapiche da Barra, 3315-2822.

- Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) – Av. Assis Chateaubriand, S/N, Pontal, próximo a Braskem, 3315-2845.

Interior:

- 2º Grupamento de Bombeiros Militar – Maragogi, (82) 3296-2026 / 3296-2270.

- 6º Grupamento de Bombeiros Militar – Penedo, (82) 3551-7622 / (82) 3551-5358.

- 7º Grupamento de Bombeiros Militar – Arapiraca e Palmeira dos Índios, (82) 3522-2377, (82) 34212695.

- 9° Grupamento de Bombeiros Militar – Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, (82) 3621-1491 / (82) 3621-1223


Aline Martins
Comunicação GDE/UFAL

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Novo endereço do Moodle!

Gente,
O Núcleo de Tecnologia da Informação da UFAL avisou que, a partir de agora, o Ambiente de Educação a Distância (Moodle) tem novo endereço e deverá ser acessado através daqui: http://www.ead.ufal.br.

Entrem e não deixem de acompanhar as dicas para os artigos. Para os/as que não se interessarem na elaboração da pesquisa, o momento é de finalizar as pendências de tarefas para fechar o ciclo GDE.

Abraços,
Aline Martins
Comunicação GDE/UFAL

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Querem uma forcinha com os artigos?

Oi gente,

Na plataforma Moodle há algumas orientações interessantes pra ajudar na condução do artigo científico de vcs. Aproveito pra linkar um documento que o tutor Sérgio apresentou, com dicas para construir um trabalho científico com qualidade. Entre no endereço: http://www.moodleufal.com.br/mod/forum/discuss.php?d=27207
Outras orientações vcs conseguem no Moodle, com seus/uas tutores/as ou até eu mesmo!

Caprichem!

Beijos,
Aline Martins
GDE/UFAL

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os artigos avançam?

Queridos e queridas,
Como todos/as devem saber, na segunda acabou o prazo para que cada um/a enviasse sua pergunta e equipe executora do artigo. Cheguei a receber alguns dados mas volto a explicar que essas informações teriam de ser enviadas a um link específico na primeira página do Moodle, porque esse foi o combinado.
Espero que as dicas postadas aqui estejam sendo úteis para a produção da pesquisa científica. A oportunidade para vc professor/a é única! O seu currículo sairá ganhando!

Ah! E lembrem que o prazo para entrega do artigo acaba em julho!

Qualquer dúvida, é só entrar em contato.
Beijos,
Aline Martins
Comunicação GDE/UFAL

terça-feira, 1 de junho de 2010

LEMBRETES!

Olá,
Como a gente falou aqui, muita coisa foi debatida nos últimos encontros presenciais. Para quem não compareceu ou quem não tomou nota, a gente relembra datas e tarefas na reta finalíssima do Curso GDE:

- Até segunda quinzena de julho (15/06), os/as interessados/as (ninguém é obrigado/a a fazer a pesquisa! Mas o currículo de cada um/a agradeceria...)deverão entregar o artigo científico, que pode ser individual ou em grupo;

- A publicação com os artigos dos/as cursistas interessados/as deverá ser efetivada em agosto;

- Alunos/as que ainda têm pendências de atividades, devem finalizá-las, postando o material no Moodle. Há um link só pra isso!;

- Como o combinado, é necessário que os/as cursistas enviem para o Moodle, no link: "ALUNOS INTERESSADOS EM PUBLICAR ARTIGO", as seguintes informações, até o dia 7 de maio:
* nome do/a autor/res ou da equipe autora;
* pergunta problema do artigo: Qual a contribuição sobre (TEMA X) foi realizada na escola (NOME X);

- O encerramento final do curso GDE, com entrega de certificados, está previsto para agosto.

É isso aí, queridos/as!
Beijo,
Aline Martins
Comunicação GDE/UFAL

Últimos encontros presenciais...Últimos detalhes






Olá queridos e queridos,

Esta postagem é para mostrar um pouco como foram os últimos momentos de orientação do Curso GDE.A partir de agora, o lema é pensar no artigo científico a partir da intervenção realizada por cada cursista, e se preparar para o encerramento do curso, previsto para acontecer em agosto.
Deixamos algumas fotos dos encontros realizados no dia 29/05, no polo Maceió, e no dia 30/05, no polo São José da Laje. Nos dois momentos, a coordenadora geral do curso, Profa. Dra. Elvira Barretto, trouxe algumas dicas e orientações para a redação de um artigo científico. Algumas delas são:

- O artigo será uma contribuição teórico-prática, para contextualizar o processo de intervenção e os resultados;
- Evitar o uso da primeira pessoa do singular (ex.:Eu acho, Na minha opnião..., preferindo a 3ª pessoa do singular (ex.: Acredita-se que..., A pesquisa constatou...);
- O resumo poderá ser feito em castelhano;
- Buscar o/a leitor/a ideal, pensando em como suprir exigências teóricas e metodológicas de quem estiver interessado/a no seu artigo;
- Usar e citar sempre, com o ano da publicação correspondente, o/a autor/a e as fontes para o trabalho;
- Não cometer plágio de outras obras, caso contrário, o artigo não será aceito!

Algumas revistas científicas para consulta:
SCIELO
REF
ESTUDOS FEMINISTAS
PAGU
EDUCAÇÃO E DEBATE
LABRYS

Gente,
Qualquer dúvida, procurem seus/uas tutores/as correspondentes!
E ao trabalho!
Beijo,
Aline Martins
Comunicação GDE/UFAL