É com profundo pesar, que o Núcleo Temático Mulher e Cidadania/ NTMC, comunica o falecimento da ativista feminista e professora Drª Ana Alice Alcântara Costa ocorrido no dia 26 de dezembro de 2014.
Ela se foi, mas deixou uma linda marca, como educadora e defensora dos direitos da mulher.
Feminista e pesquisadora sobre as questões de gênero, violência e poder, especificamente sobre a participação da Mulher na Política.
Falava sobre a imperiosa necessidade do movimento lutar e contribuir para o empoderamento e a participação da mulher nos espaços de poder. Foi uma das militantes feministas que batalhou para a fundação do Neim da Universidade Federal da Bahia, da Rede Feminista Norte e Nordeste/Redor, da criação do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, da Pós Graduação em Estudos interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo /PPGNEIM. Vai fazer muita falta, com sua reflexão, e produção do conhecimento cientifico sobre as questões da mulher.
O movimento Feminista Brasileiro está de luto.
Mas com certeza ela já está no céu discutindo sobre empoderamento das Mulheres, e por uma sociedade justa e igualitária, ao lado de Bertha Lutz, Saffioti, Rose Marie Muraro, Nisea Floresta, Olympe de Gouges, e tantas outras que historicamente contribuíram para a construção de uma sociedade parametrada na igualdade de gênero. O NTMC se solidariza com as companheiras do NEIM, com a Comunidade da UFBA e com os familiares de Ana Alice. O céu está em festa com a chegada dessa linda Mulher. Saudades lilás.