sábado, 26 de setembro de 2009

O primeiro grande encontro

A primeira reunião entre os integrantes do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) aconteceu no último dia 18, na sala de Multimeios da Faculdade de Serviço Social da UFAL. 15 participantes, entre professores e tutores presenciais e a distância, estiveram presentes à reunião, que teve a abertura proferida pela professora Dra. Anamelia de Campos Pinto, que explicou como funciona o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), através da educação a distância na Universidade Federal de Alagoas, e qual o papel dos pólos na execução dos cursos.

A professora ressaltou o trabalho executado nos pólos de Maceió e de São José da Laje, fundamentais para o aprendizado no curso GDE enfatizando, principalmente, o desafio de cativar o aluno quando o contexto não é o presencial, evitando a evasão. Transformar objetos, frutos da educação tradicional, em sujeitos, investigadores e independentes, é uma tarefa árdua, como lembrou a professora Anamelia, mas possível quando se tem em mente que “a pior distância é a afetiva e não a físico-temporal”.

São 3 anos de Educação a distância na UFAL e quase 3 mil alunos inscritos. O cenário alagoano que poderia ser mais positivo esbarra, atualmente, num problema: a segunda pior conectividade do país. Uma dificuldade que não desanima aos coordenadores do projeto, que trataram de enfatizar o compromisso de todos neste projeto que tem como marca principal, o respeito às diferenças. Depois da abertura sobre o sistema UAB/UFAL, foi a vez de a professora Dra. Elvira Barretto apresentar o curso GDE, seus temas e módulos, e os professores responsáveis por cada unidade.

Logo foram especificadas as atribuições da equipe técnica, desde coordenadores ao designer gráfico, através da professora Msc. Andrea Pacheco. O encontro foi finalizado com a apresentação de cada participante –o que propiciou não apenas o conhecimento entre todos mas também a certeza de que cada membro terá muito a colaborar, tanto por suas experiências na área de diversidade e gênero, como do ponto de vista do entusiasmo com a causa. Também houve espaço para intervenções de todo tipo, como as do professor Dr. Walter Matias, que fez uma aproximação técnica sobre a Educação a Distância e a plataforma Moodle, utilizada para viabilizar o curso.


Aline Martins
Coordenação de Comunicação e Marketing
GDE/UFAL








Nenhum comentário:

Postar um comentário