domingo, 7 de março de 2010

Tem festa na semana da Mulher! O Núcleo Temático Mulher & Cidadania faz 20 Anos e comemora com a Exposição “Gênero, diversidade e História”


Para festejar os 20 anos de pesquisas e socialização do conhecimento sobre a condição da mulher no estado, o Núcleo Temático Mulher & Cidadania (NTMC), vinculado à UFAL, traz a exposição “Gênero, diversidade e História”, que poderá ser conferida entre os dias 1 e 12 de março, no Hall de entrada do Espaço Cultural, na Praça Sinimbú. A exposição mostrará - além de fotos da trajetória de produção e capacitação junto à comunidades carentes - a linha do tempo do Núcleo, traçando um paralelo entre fatos registrados e estudados nas mídias local e nacional, além dos trabalhos do NTMC, ao longo de cada ano de atuação da entidade.

Além da exposição, as comemorações do NTMC lembrarão o dia Internacional da Mulher com a palestra “Ação Política Feminista x Educação de Mulheres", que será apresentada pela militante feminista Maria José de Lima, no dia 11 de março, às 14h30, no auditório do Espaço Cultural da UFAL, antiga Reitoria.

Para quem não se lembra, o NTMC foi a entidade que abraçou o Curso Gênero e Diversidade na Escola, na UFAL. Um curso inédito no estado que já traz muito orgulho ao Núcleo.

SERVIÇO:
20 anos de Núcleo temático Mulher e Cidadania/ UFAL
- Exposição Gênero, diversidade e História, de 1 à 12 de março, no Hall de entrada do Espaço Cultural da UFAL, na Praça Sinimbú;
- Palestra Ação Política Feminista x Educação de Mulheres, com a militante feminista Maria José de Lima, dia 11 de março, às 14h30, no auditório do Espaço Cultural da UFAL

Apareçam!!!!

Aline Martins
Marketing e Comunicação
GDE/UFAL

8 DE MARÇO: DIA DA MULHER NO MUNDO. DIA DE FALAR DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA UFAL


Para comemorar os 100 anos do dia internacional da mulher, a UFAL faz uma grande festa com o Seminário 08 de março, um olhar para as várias manifestações da violência , que contará com 3 palestras com especialistas em gênero e políticas públicas. Para participar do Seminário, é preciso se inscrever na PROGEP ou no NÚCLEO TEMÁTICO MULHER E CIDADANIA, no Campus da UFAL, ou ainda através do e-mail: diadamulher-ufal@hotmail.com, fornecendo dados pessoas e ocupação.
Confira a programação do Seminário/UFAL:


9h: REFLEXO DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE DA MULHER
Com a Assistente Social Andrea Barbosa
Especialista em gestão urbana. Atua no Centro de Atendimento às Mulheres
Vítimas de Violência

10h: HOMENS UNIDOS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Com o Professor. Jorge Lyra
Professor da UFPE, Doutor em Saúde Pública , com estágio de doutorando na
Universidad Autonoma de Barcelona (2008). Coordenador geral do Instituto Papai.

14h: ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES: PERVERSÃO E SOFRIMENTO
Profa. Ângela Caniato
Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo .Linha de Pesquisa
Psicanálise e Civilização.Trabalha com a Psicanálise sob a abordagem
Psicopolítica.

E a programação não para por aí. Visite o site www.ufal.edu.br e descubra o que mais a Universidade preparou na semana da Mulher.
Participem!!!!

Aline Martins
Comunicação e Marketing
UFAL/GDE